O significado do 1º aniversário

Publicado por

BEBE7215

Na semana passada, minha pequena completou dois aninhos. Ela tem crescido tão depressa que eu nem acredito que já estamos no segundo ano. Quando me falaram que seria assim, eu não imaginava que era tão rápido. Até ontem, eu estava preocupada com os preparativos de sua primeira festinha e agora já aconteceu a segunda!

Este ano resolvemos festejar na escolinha com uma comemoração simples, só para os amiguinhos da turma. Bem diferente da pompa que tivemos no primeiro ano. Ainda me lembro da odisseia que foi organizar tudo. Meses de pesquisa, seleção e contrato dos prestadores de serviço, minha cabeça cheia de preocupação com os detalhes e o sonho de que tudo ficasse perfeito.

Você deve estar se perguntando, mas por que os pais dão tanta importância à festa do primeiro ano? (principalmente se você ainda não tiver filhos). Por que gastar tanto dinheiro, dedicar tanto tempo e trabalho se o bebê, se quer, terá lembrança do grande dia?

Eu explico. Realmente, pode parecer uma bobagem esse excesso de preocupação em comemorar a festa de um ano. Concordo com você se a coisa for analisada sob a ótica de que tudo está sendo preparado para o bebê. Acontece, que a primeira festa do bebê não é feita para ele. Isso mesmo! Apesar de o bebê ser o centro das atenções e o único motivo pelo qual a festa existe, a comemoração do primeiro ano é dos pais.

Quem tem filhos sabe que o primeiro ano é um grande desafio, especialmente se os pais não tiverem vivido esse experiência antes. Comemoramos por termos superado esse desafio; por termos chegado até ali; por termos aprendido tanto e nos tornado pessoas melhores; por termos descoberto o verdadeiro amor.

As mulheres, em especial, comemoram por terem suportado o parto, as dores da amamentação, o cansaço, o sono e as frustrações; comemoram por terem se transformado em novas mulheres, agora mães; comemoram por saberem que se tornaram mais fortes, decididas e eficientes; comemoram por olhar o mundo de uma forma mais doce e sensível.

A festinha também é um momento de gratidão à vida, pelo presente que ela concedeu aos pais, e a todos os que estiveram presentes ao longo do primeiro ano, seja ajudando a cuidar do bebê ou, simplesmente, transmitindo amor e carinho aos novos pais. Por isso, é tão importante para o casal reunir os amigos e toda a família, proporcionando-lhes uma linda festa.

Eu poderia elaborar uma lista enorme com todos os motivos que justificam a comemoração do primeiro ano, mas, como não quero que o post fique tão longo, vou resumir num único ponto. Superar o primeiro ano de vida do filho, representa a vitória dos pais, a certeza de que cumpriram seu papel inicial e de que, passado o primeiro desafio, estão preparados para continuar desempenhando seu dever de cuidar, amar e educar seus filhos. Esse é, ou não, um motivo digno de comemoração?

Agora, deixo vocês com algumas imagens do grande dia. Elas demonstram melhor do que qualquer palavra a emoção de comemorar o primeiro aninho da nossa filha. Espero que consigam captar esse sentimento.

Até mais!

Nossa emoção

A decoração

Os detalhes

Os doces

Final de festa

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s