Estilo de vida na gravidez – o que pode e o que não pode? (parte II)

Publicado por

Dando continuidade à nossa sequência de postagens sobre o assunto “o que pode e o que não pode na gravidez”, hoje trago informações sobre tratamentos estéticos e cosméticos.

clareamento-dental-gravidaConfesso que esse foi um ponto que me deixou muito preocupada durante minha gravidez. Sempre usei muitos cosméticos e admito que sou alucinada por esse universo. Quando engravidei e passei a ler um pouco mais sobre os cuidados que deveria adotar, descobri que muitas das substâncias que estavam contidas naqueles cremes poderiam fazer mal ao meu bebê, sem falar no clareamento dentário que conclui quando ainda nem sabia que estava grávida.

Para que as mamães não corram riscos desnecessários preparei uma listinha repleta de informações.

  • Sauna e banho de banheira – Não há consenso em relação às banheiras com sistema de turbinamento, mas o ideal é evitar o uso, principalmente com água quente. Isso porque o calor do corpo da mãe chega até o útero, aumentando a temperatura corporal do feto. Além disso, o calor provoca vasodilatação, o que pode ocasionar a queda de pressão arterial da gestante. A mesma restrição vale para a sauna, não sendo aconselhável permanecer no seu interior por mais de 3 minutos.

  • Tingir o cabelo – Ainda não existe comprovação científica de que a tinta cause problemas para o feto, mesmo assim é importante evita-la, já que a substância aumenta a sensibilidade do couro cabeludo. O que se aconselha, é que a mulher dê preferência aos colorantes à base de substâncias naturais. Por cautela, os médicos preferem indicar a utilização desses produtos apenas depois do primeiro trimestre da gravidez.

  • Ácidos e outras substâncias – Os ácidos encontrados em produtos clareadores, antiacne e anti-idade, podem prejudicar o desenvolvimento do feto. Por isso é importante que a gestante fique atenta ao rótulo dos seus produtos. Entre os proibidos estão: ácido retinóico, ácido glicólico acima de 10% e ácido salicílico. Outras substâncias ainda não foram testadas em humanos, mas já apresentaram alterações em fetos de ratos, por exemplo. Portanto, também não são indicadas para o uso por gestantes. São elas: hidroquinona, derivados da vitamina A (tretinoína, adapaleno e isotretinoína), metoxicinamato (comum nos protetores solar. Melhor substituir pelos que contém óxido de zinco), parabeno (comum em xampus, desodorantes e maquiagens).

  • Clareamento dental – O clareamento dental faz uso de produtos químicos ou de lasers, mas ainda não se sabe as consequências desse uso para o bebê. As substâncias ativas usadas no clareamento dental caseiro ou a laser, os peróxidos, levam a um processo de oxidação dos dentes. Esta oxidação pode ser prejudicial às células e aos tecidos, no entanto, não se sabe ainda se isso seria prejudicial ao bebê em desenvolvimento. Como não há consenso, o mais indicado é evitar esses procedimentos durante a gravidez.

  • Hidratante – A mulher grávida deve fazer uso de hidratante corporal desde o início da gravidez para melhorar a firmeza e elasticidade da pele, evitando e minimizando o surgimento das temidas estrias, já que nesse período a pele sofrerá bastante com o aumento de peso e crescimento da barriga. Mas deve ficar atenta às fórmulas que contém ureia em sua composição. Produtos que apresentam mais de 3% de ureia não devem ser utilizados por gestantes. A substância pode atravessar a placenta e prejudicar o desenvolvimento do bebê.

Se, por um acaso, você já tiver realizado algum desses procedimentos ou usado um dos produtos acima citados durante a gravidez. Não entre em pânico! O melhor a fazer é interromper o uso do produto ou não realizar mais o procedimento e conversar com seu obstetra ou dermatologista sobre um substituto mais seguro ou ainda, meios naturais para continuar realizando tratamentos estéticos.

Matéria escrita para o site Instituto Mãe e publicado originalmente em 30/08/2016.

 

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s