Livro sensorial ou Quiet Book, você já ouviu falar?

Publicado por

captura-de-tela-2015-08-03-as-15-01-30

Numa época em que não dispomos de muito tempo para brincar com nossos filhos, mas sabemos da importância das brincadeiras que verdadeiramente estimulem seu desenvolvimento, além da necessidade de afasta-los da TV e computador, apresento uma excelente alternativa. Estou falando do Livro Sensorial ou Quiet Book. Você ainda não ouviu falar? Então, vamos conhecê-lo!

O fundamento do livro sensorial e o método Montissori

O quiet book ou livro sensorial foi desenvolvido com base no método motessori de ensino, criado pela médica e pedagoga italiana Maria Montessori. De acordo com seus ensinamentos, o material didático tem como função estimular e desenvolver na criança um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto. Portanto, a criança não deve ser forçada a aprender, mas estimulada a ter interesse pelo aprendizado. Sob a ótica de Montessori, a criança deve ser livre para explorar os ambientes e os materiais, de forma a manifestar interesse pelo que lhe atrai, bem como realizar as atividades sozinhas. Os pais ou educadores só deverão ajudá-la quando necessário. Essa forma de condução possibilita um aprendizado espontâneo, gradual – respeitando o desenvolvimento intelectual da criança e suas escolhas – além de permitir a evolução da sua autonomia e independência.

Mas o que é o Quiet Book?

Trata-se de um livro interativo em que cada página apresenta uma atividade motora a ser cumprida pela criança. Ao manusear o livro e realizar as atividades, a criança descobre diferentes sensações por meio da experiência com novas texturas e cores.

O livro é feito em tecido de algodão, com páginas firmes e acolchoadas, decoradas com feltro e uma série de elementos que sugere movimento. É produzido artesanalmente, o que faz com que cada um seja único. Além disso, permite a abordagem de diferentes temáticas como cores, números, formas geométricas… Tudo adequando à fase de desenvolvimento que a criança está vivendo.

maxresdefault

O livro sensorial segue os fundamentos de Montissori, na medida em que disponibiliza para a criança um material próprio para o desenvolvimento de atividades que estimulam sua autonomia e liberdade, possibilitando o aprimoramento da coordenação motora fina, memória e concentração, por meio de atividades próprias do dia a dia, as quais a criança terá a oportunidade de realizar sozinha. Estou me referindo a atividades simples como: abotoar uma camisa, grudar/desgrudar um velcro, abrir/fechar um zíper e amarrar o cadarço do sapato. Tudo isso, num material pensado e criado para o nível intelectual da criança.

Além de um material próprio para o aprendizado, o Quiet Book é também um objeto de entretenimento e diversão. Produzido em tecidos coloridos, texturas estimulantes e formas atrativas, o livro se transforma em brinquedo e as crianças aprendem se divertindo.

Onde encontrar?

Se você não conhece nenhum artesão que produza os livros sensoriais, uma pesquisa na internet vai lhe fornecer um elevado número de profissionais que poderão realizar um lindo trabalho, produzindo um livro personalizado e adequado à idade da sua criança.

Para dar uma maõzinha na sua pesquisa, trazemos três indicações de onde encontrar o produto ⇓

Elo 7 – www.elo7.com.br/lista/quiet-book

Brincadeiras de Pano – www.brincadeirasdepano.blogspot.com.br

Etsy – www.etsy.com

As mamães mais habilidosas podem se aventurar na confecção de um livrinho único e personalizado para seu pequeno(a), como fez a Liane, mãe do Miguel, com ajuda da família. A mãe, as tias e a avó materna se unirão num lindo projeto, cada uma contribuindo com o que sabia fazer de melhor, para produzir os dois volumes do livro sensorial do Miguel. img_9417

Como nos relatou a Liane, o trabalho foi cansativo, demorado e exigiu muita criatividade e dedicação, mas no final, se mostrou algo realmente gratificante, que fez valer todo o empenho.

Então, vamos conhecer um pouco do encantador livro do Miguel?

Os números são apresentados por meio de um relógio com ponteiros que podem ser movidos e por um brinquedo com miçangas que serve para que a criança domine a capacidade de contar, tomando por referência o numeral que está a esquerda.

A coordenação motora fina é exercitada com a página da árvore. Ela contém uma série de botões pequenos do tipo colchete de pressão, onde a criança deverá encaixar o par do botão para que a copa da árvore esteja completamente preenchida com os frutos.

A página da joaninha se completa com o jogo da memória. Nela, a criança exercita a capacidade de abrir e fechar um zíper, além de aprender a ideia de pares.

A criança também poderá aprender as formas geométricas por meio de um jogo com peças em formatos variados, que deverão ser fixadas no local exato do desenho que representa a forma idêntica.

Nas páginas abaixo, a criança identifica as peças do vestiário feminino e masculino, assim como aprende um pouco sobre uma das atividades de rotina de uma casa: estender a roupa no varal.

Lembrando que em breve o Miguel estará maiorzinho e terá que aprender a amarrar o cadarço dos sapatos sozinho, a mamãe Liane confeccionou uma página de treinamento. Como todo esse capricho, tenho certeza de que logo, logo ele fica craque!

img_9448

Então, o que acharam do Livro Sensorial, curtiram tanto quanto nós da Essencial Mammy? Espero que sim e que possam compartilhar conosco as experiências que vivenciarem com esse maravilhoso instrumento de aprendizado e diversão.

Até nosso próximo encontro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s