Tem criança na cozinha fazendo pão de banana

Publicado por

IMG_1160

Já é consenso que as crianças devem ter acesso a alimentos saudáveis e nutritivos. A hora do lanche não deve ser exceção a essa regra de saúde.

O fato é que a rotina atribulada das famílias dificulta bastante a concretização dessa meta. A verdade é que grande parte dessas famílias alegam não ter tempo para ir à cozinha e optam pelo caminho mais fácil, permitindo que seus filhos se alimentem de produtos industrializados como sucos de caixinha, biscoitos, salgadinhos, refrigerantes ou mesmo do lanche oferecido na cantina da escola, que, em regra, conta apenas com frituras e massas, além dos industrializados já citados.

O problema é que esses “alimentos” trazem quantidades excessivas de sal, açúcares, gorduras de baixa qualidade, além daquelas substâncias absurdamente nocivas como os conservantes, acidulantes, aromatizantes, etc. Tais ingredientes são causadores de obesidade, cáries, alergias e até mesmo de câncer.

O fato de vivermos numa rotina frenética não deve ser justificativa para assumirmos uma postura irresponsável com a alimentação dos nossos filhos. Existe, sim, uma maneira de driblar a tentação dos industrializados, elaborando receitas fáceis e rápidas que propiciarão uma alimentação nutritiva, saudável e deliciosa para nossas crianças.

Sem falar que essa experiência na cozinha também pode ser um momento de diversão em família e muito aprendizado. Aqui em casa, a Marina começou a me ajudar ainda com 2 (dois) anos, quando preparamos biscoito integral com geleia de morango. Ela adorou e, sempre que possível, repetimos a experiência, como hoje, uma manhã de sábado em que estávamos de bobeira em casa.

A receita que escolhemos é bem incomum. Preparamos um nutritivo pão de banana. Receita do livro Lancheira Saudável, da Tatiana De Vuono (já falei dele lá no instagram). E, é claro, que o propósito deste post é compartilhar o nosso momento na cozinha e a receita desse pão tão diferente!

Vamos à lista de ingredientes:

IMG_11243 bananas grandes maduras

3 colheres (sopa) de óleo de coco

180 de iogurte integral natural

2 ovos

1 colher (chá) de essência de baunilha

200g de farinha de aveia

1 colher (chá) de canela

1 colher (chá) de fermento em pó

óleo de coco para untar

PS: A receite não especificava, mas usei fermento biológico para pão. Também sugiro que seja acrescentada uma pitada de sal rosa.

Modo de preparo:

  1. Amasse as bananas até formar um purê;
  2. Adicione o óleo de coco, o iogurte, os ovos, a baunilha e mexa até que os ingredientes estejam completamente misturados;
  3. Misture num tigela separada a farinha, a canela e o fermento;
  4. Adicione o creme da banana aos ingredientes secos, mexendo com uma espátula até uniformizar a massa;
  5. Acrescente gergelim sobre a massa (dica minha. Não está na receita!);
  6. Deixe a massa descansar por 30 min. (será necessário se você usar o fermento biológico);
  7. Preaqueça o forno a 180ºC;
  8. Unte uma forma com óleo de coco;

Asse por um período de 30 a 35 min., ou até que o palito saia limpo quando a massa for perfurada;

Eis nossa obra!IMG_5197

Confesso que o sabor poderia ter ficado melhor, se eu tivesse ouvido meu sexto sentido e acrescentado o sal que a receita original não indica, mas a textura da massa é perfeita. Leve e úmida por dentro e crocante por fora.

Espero que vocês possam repeti-la com a criançada e desfrutem de um momento de pura diversão, além dos benefícios de comer um pãozinho tão nutritivo e saudável.

Bjs e até breve!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s